Sistema de Telemedição a Serviço do Meio Ambiente



telemediçãoControlar o consumo de água a cada 15 segundos já é uma realidade para muitas empresas e condomínios. A Telemedição Sabesp é uma solução integrada para gestão do consumo de água que permite o controle e a tomada de ações remotas para evitar o desperdício e reduzir custos para o cliente.

Através do acesso on-line é possível analisar o desempenho e o comportamento dos hidrômetros instalados e tomar ações em tempo real (24h ininterruptamente) para detectar possíveis anomalias no sistema de abastecimento da edificação.

O produto é aplicável nos segmentos: industrial, comercial, residencial e também para a gestão de equipamentos operacionais das empresas (estações elevatórias, reservatórios, “boosters”, entre outros).

 


Gestão de Consumo

Desde 1994, a Sabesp desenvolve pesquisas na medição do volume de água, aliando tecnologia e segurança de dados. Em 2004, com o desenvolvimento da tecnologia nacional, através de equipamentos instalados próximos aos hidrômetros e com transmissão de informações via celular, um sistema eletrônico armazena dados do consumo e emite notificações e alertas de vazamentos ou qualquer outro tipo de problema nas instalações hidráulicas, através de e-mail e SMS.

Com o Sistema de monitoramento de hidrômetros por Telemedição é possível realizar a gestão do consumo de água, avaliar as vazões noturnas, identificar vazamentos e picos de consumo, permitindo à empresa de saneamento a readequação do hidrômetro e ao cliente a identificação de vazamentos em suas instalações. A Telemedição favorece a redução das perdas aparentes e possibilita a rápida  tomada de ações corretiva em um curto espaço de tempo.

Com a utilização de um PDA - Personal Digital Assistants, os técnicos da Sabesp realizam toda a configuração de campo necessária para a inicialização do Sistema de Telemedição, sem a necessidade de utilizar notebooks, propiciando agilidade, redução de custos, facilidade de locomoção e segurança.


Tecnologia aplicada

A tecnologia utilizada para a transmissão de dados da Unidade Remota de Telemedição para a companhia é via Wireless, GSM e/ou CDMA, que estão dentre as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado de telecomunicação M2M e que são adotadas em larga escala pelos diversos setores da economia mundial.

O grande diferencial do produto é enviar via celular mensagens (SMS) de alertas, sempre que for identificada variação significativa de consumo.


Benefícios para o Cliente

Bullet Gestão do consumo, redução de custos e perdas de água;

Bullet Redução de interrupções e problemas de qualidade, através do monitoramento contínuo das pressões de abastecimento;

Bullet Gestão de equipamentos operacionais (Estações Elevatórias, Reservatórios, "Boosters", entre outros);

Bullet Alarmes de vazão (vazamentos e picos);

Bullet Histórico do consumo (últimos cinco anos);

Bullet Segurança no acesso aos dados através da utilização de senha;

Bullet Consumo e vazões por demanda (minuto, diário e mensal ou período escolhido pelo cliente).

-----------------------------------------------------------

Sabesp 2.0  Facebook Twitter Delicious You Tube Flickr Podcast








 
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp