Sabesp Relações com Investidores


Página inicial > Comunicados > Comunicados Anteriores a 2008

Sabesp realiza reunião para investidores

A proteção ambiental deixou de ser complemento do nosso programa de trabalho para ocupar o centro de nossas atenções. Com essas palavras, o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, abriu nesta terça-feira, dia 23/11, a reunião anual da Sabesp com a APIMEC – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais – num encontro realizado no auditório da Costa Carvalho, acompanhado do diretor Econômico-Financeiro, Rui Affonso e do superintendente de Captação de Recursos e Relações com Investidores, Mário Sampaio.

O presidente fez uma retrospectiva do programa de investimentos da empresa até 2010, lembrando que quase R$ 6 bilhões deverão ser investidos num consistente programa destinado a ampliar a oferta de água e para coletar e tratar um volume significativamente maior de esgotos nos 367 municípios onde a empresa opera.


Gesner destacou que o fato de a Sabesp estar voltando toda sua atenção para soluções ambientais deve criar novas oportunidades de negócios e gerar mais receita num futuro não muito distante. Exemplos dessas oportunidades é o aprofundamento do programa de venda de água de reúso, a geração de própria energia elétrica com a utilização de biomassa, o novo destino para os lodos produzidos nas estações de tratamento de esgoto e a entrada da empresa no promissor mercado de carbono.

Nessa linha, o presidente mencionou ainda que a Sabesp quer chegar a 2010 com pelo menos 10% de suas unidades certificadas pelo ISO 14.000-1, o certificado de qualidade para questões ambientais, quer integrar o Ìndice de Sustentabilidade da Bovespa e vai passar a publicar um balanço ambiental. "Dessa forma, teremos uma demonstração inequívoca do nosso compromisso com o meio ambiente", ressaltou Gesner, que também frisou a intenção da empresa em prosseguir com a formalização de contratos com os municípios onde esses contratos estão vencendo, destacando que já foram assinados com 67 municípios e outras dezenas já estão encaminhados para a validação final do compromisso.

Por sua vez, o diretor financeiro, Rui Affonso, fez uma radiografia do endividamento da empresa, das fontes de financiamento habitualmente usadas apontando suas diferenças, com vantagens e diferenças de custos. Affonso lembrou que para sustentar uma importante política de investimento, a Sabesp vai lançar mão de vários instrumentos de controle financeiro, como a busca do aumento de receita e da redução de custos, que foi lembrado pelo diretor como item pessoal é de fundamental importância em qualquer política de contenção de despesas.


Sabesp Relação com Investidores - Todos os direitos reservados
  • Investidores,
  • sabesp,
  • ações,
  • bolsa de valores,
  • cotações
Sbs Nyse Novo Mercado