Um plano de adaptação às variações climáticas na gestão de recursos hídricos para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo
Como empresa de saneamento básico, a Sabesp concentra suas energias em ações que melhoram o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgoto – tripé essencial da atividade primeira da companhia. Nesta publicação, destacam-se o estado da arte sobre conceitos de gerenciamento e os olhares dos tomadores de decisão sobre os recursos hídricos. É a partir dela que o restante da cadeia de saneamento se desenvolve.
Entenda os riscos globais associados à água, os elementos que compõem a segurança hídrica e a importância de um plano de adaptação às mudanças climáticas para o abastecimento de grandes centros urbanos.
Capacidade de uma população de ter o acesso sustentável a quantidades de água para manter o bem-estar humano e o desenvolvimento socioeconômico, proteger contra desastres ambientais e preservar os ecossistemas.
Água Potável e bem-estar humano
Ecossistemas
Ricos ambientais e mudanças climáticas
Atividades econômicas e desenvolvimento
A qualidade e a quantidade de água nos mananciais dependem de diversos fatores. Confira quais são e como se relacionam para as análises sobre o volume disponível em diferentes cenários projetados.
A capital paulista é um clássico exemplo de ilha de calor, com temperaturas mais elevadas na região central e mais baixas em áreas bem arborizadas e afastadas. A formação dessas ilhas de calor prejudica consideravelmente as análises para o abastecimento de água e dificulta ainda mais as tomadas de decisão.
Garantir o abastecimento de toda a RMSP é um desafio e tanto. Esse processo parte de uma premissa básica: disponibilidade hídrica. Veja como e por que os volumes variam nos sistemas produtores.
98% é a garantia atual de abastecimento de água para a RMSP. No passado, adotava-se o nível de 95%
201 m3/hab./ano é a disponibilidade hídrica na RMSP, enquanto o potencial do Brasil está entre 10 mil e 100 mil m3/hab./ano.
Confira como, na gestão de recursos hídricos da RMSP, agentes de diversas instâncias se organizam para administrar conflitos, priorizar usos e atender às necessidades da população de forma sustentável.
As estratégias da sabesp para a gestão de oferta e de demanda na RMSP estão atentas às questões ambientais. Conheça as ações planejadas e executadas por ela, sempre com uma abordagem de governança adaptativa.
O que norteia o plano de adaptação
Promovido pela Sabesp, um webinar realizado reuniu mais de 100 especialistas e resultou na consolidação do plano de adaptação às variações climáticas, com muitas das estratégias já em andamento na companhia.
A seguir são apresentadas as medidas já em andamento na Sabesp. Clique sobre cada ameaça para conhecê-las. Isso evidenciou como a companhia está bem preparada para enfrentar os impactos. No capítulo completo, também são listadas as medidas adaptativas sugeridas pelos participantes do webinar.
Gestão de oferta
Gestão de demanda
Participação e engajamento
Gestão de conflitos / Gestão de oferta
Gestão de conflitos